Pernambuco é conhecido como o carnaval multicultural e as bibliotecas comunitárias da Releitura-PE não poderiam ficar de fora da festa.O...
Pernambuco é conhecido como o carnaval multicultural e as bibliotecas comunitárias da Releitura-PE não poderiam ficar de fora da festa.Os espaços de leitura estabelecem conexões com os festejos do carnavalescos e por meio de mediações culturais e programações especiais aproximam a literatura das identidades e raízes culturais que encantam os territórios nessa época do ano. As mediações culturais das bibliotecas comunitárias foram realizadas durante as prévias e também nos dias oficiais da folia.
A Biblioteca Comunitária Solar de Ler, em Olinda, realizou uma oficina de máscaras carnavalescas com o multiartista Jorge Cajueiro. A oficina foi dedicada ao público infantil que frequenta o espaço de leitura que puderam produzir suas próprias máscaras para cair na folia.
Também em Pernambuco, durante a semana pré-carnavalesca, o Boizinho Menino do Nascedouro, da Biblioteca Multicultural do Nascedouro, que integra também a Rede de Releitura-PE, caiu na folia fazendo a brincadeira. No dia 06 de fevereiro, o Boizinho Menino animou o carnaval do CEEL - Centro de Estudos Em Educação e Linguagem. A folia foi realizada no Hall do Centro de Educação da Universidade Federal de Pernambuco e contou ainda com a Laranja La Ursa para carnavalizar e alegrar os foliões. No dia 08 de fevereiro, o Boizinho Menino desfilou pelas ruas de Peixinhos a convite da Troça Mista Condor Fitoterápico, que contou ainda com orquestra de frevo, batucada e outros grupos sociais e culturais do território.
Já durante os dias oficiais de carnaval quem brincou foi o Maracatu Nação Erê, primeiro maracatu infantil da cidade, fundado em 1993, da Biblioteca Comunitária do CEPOMA, (Brasília Teimosa, Recife), que realizou algumas apresentações dentro da Programação Oficial do Carnaval Multicultural do Recife. No dia 11, o Nação Erê tocou no chão do próprio território em Brasília Teimosa, dia 12, o Nação Erê se juntou a outros maracatus infantis para a apresentação dos Tambores Mirins no Pátio do Terço, e no dia 13 a apresentação foi no Polo Infantil da Rua da Aurora.