A Rede

  • Releitura – Bibliotecas comunitárias em Rede

$type=carousel$cols=4$count=20$m=0$l=0$va=0

Bibliotecas

  • Bibliotecas

$type=three$a=0$cm=0$va=0$rm=0$m=0$s=0$c=21$l=0$nav=0$h=209

Notícias

  • Notícias

$type=blogging$count=9$nv=1$h=300

Clipping

  • Clipping

$type=three$a=0$cm=0$va=0$rm=0$m=0$s=0$c=12$l=0$nav=1$h=209

Parceiros

  • Parceiros

RNBC

CEEL

CCLF

Doe um livro

  • Doe um livro

Contato

  • Entre em contato

Rede

A Releitura – Bibliotecas comunitárias em Rede – tem como intuito de promover o acesso às bibliotecas, aos livros e à leitura como direito humano, e contribuir para formação de leitores. Desde abril de 2007 um grupo de bibliotecas comunitárias de Pernambuco começou a se articular em rede, criadas e mantidas por organizações sociais e culturais em comunidades periféricas de Pernambuco onde existe uma ausência na atuação do Estado no que tange à garantia de direitos básicos.

Ao longo dos anos, pautando o livro e a leitura literária no dia a dia, a Rede tem alcançado resultados significativos, os quais demonstram a efetividade da atuação das bibliotecas comunitárias, com o aumento gradual no número de leitores, empréstimos de livros literários e não literários. O último balanço realizado pela Releitura, contabilizando todas as bibliotecas da rede, contava com o total 4.895 leitores/as cadastrados/as, com uma média de 8.300 empréstimos anual e 7.000 participantes de outras atividades culturais e literárias desenvolvidas nas bibliotecas que integram a Rede. A releitura desenvolve atividades interna e externas, trabalha com formação para gestores e mediadores de leitura por meio de debates, oficinas e encontros.

Hoje a rede conta com 09 bibliotecas participantes, são elas: Biblioteca Amigos da Leitura (Alto José Bonifácio, Recife), Biblioteca Cepoma (Brasília Teimosa, Recife), Biblioteca Educ Guri (Mangueira, Recife), Biblioteca Popular do Coque (Coque, Recife), Biblioteca do Poço (Poço da Panela, Recife), Biblioteca Multicultural Nascedouro (Peixinhos, Recife/Olinda), Biblioteca Solar de Ler (Carmo, Olinda), Biblioteca Caboclo Girassol (Águas Compridas, Olinda) e Biblioteca Peró (Piedade, Jaboatão dos Guararapes).

Atualmente, a Releitura integra também a RNBC - Rede Nacional de Bibliotecas Comunitárias que surgiu de um processo histórico, social, cultural e político que culminou na organização em rede de bibliotecas comunitárias em várias cidades do país.



Quer saber mais? Conheça nossos eixos de trabalho


  • [accordion]
    • Incidência Política 
      • Os integrantes da Releitura também participam ativamente na incidência política, atuando em conselhos de cultura, fóruns, espaços de discussões de elaboração e participação social visando à construção de políticas públicas de estímulo às bibliotecas, ao livro e a leitura literária. Acreditamos que as políticas públicas de cultura constroem-se a partir da mobilização e conscientização de diversos sujeitos e linguagens e por meio da incidência política junto ao poder público.
    • Articulação 
      • A Releitura surgiu pela necessidade de que as bibliotecas comunitárias sentiam de trocar experiências e para potencializar as vivências em coletivo. Sendo assim, a articulação primeira dá-se a partir das próprias bibliotecas que integram a rede, fortalecendo umas às outras. Com isso, buscamos parcerias com agentes dos movimentos sociais, de instituições federais, escolas, instâncias deliberativas e/ou consultivas e mesmo os gestores municipais e estadual.
        Isso, pois, acreditamos que o constante diálogo e observação de pautas em comum tornam-se importantes para o fortalecimento das ações e da própria Releitura. Sendo assim, atualmente, a rede possui articulações com o Centro de Estudos em Educação e Linguagens - CEEL/UFPE (por meio do Programa de Extensão: Bibliotecas Comunitárias na UFPE e UFPE nas Bibliotecas Comunitárias); Centro de Cultura Luiz Freire - CCLF (na constante luta pelos Direitos Humanos); Articulações com escritores, poetas, autores, bibliotecários, entre outros que integram os eixos do livro, leitura, literatura e bibliotecas; articulações no Fórum Pernambucano em Defesa das Bibliotecas, Livro, Leitura e Literatura; bem como as articulações com outras bibliotecas comunitárias que integram a Rede Nacional de Bibliotecas Comunitárias - RNBC.
    • Mobilização de recursos 
      • Além de uma boa gestão compartilhada, as bibliotecas comunitárias requerem, também, ações de mobilização de recursos, já que, essas surgem pelos anseios das próprias comunidades de terem espaços que garantam o direito à leitura e à informação, algo muitas vezes negligenciado pelo poder público. Com isso, a Releitura coloca-se em constante busca por parceiros, apoiadores e autossustentabilidade a partir de venda de serviços em: formação de mediadores de leituras, mediações de leituras em espaços escolares e não escolares, palestras, consultorias, cursos, oficinas, entre outros, para a perpetuação das ações desenvolvidas pelas bibliotecas comunitárias e pela Rede.
    • Gestão Compartilhada
      • A Releitura preza por uma gestão compartilhada das ações, decisões e gestão de recursos, ou seja, temos como princípios: a horizontalidade, a transparência, o diálogo e a participação democrática.
    • Comunicação
      • A comunicação é uma ferramenta fundamental para que se possa levar a luta da promoção do acesso às bibliotecas, aos livros e à leitura literária como direito humano para mais gente. A Releitura acredita na importância do direito à comunicação para garantir o direito de transmitir e receber informações, a fim de que as pessoas possam se expressar, contar e criar suas próprias histórias e narrativas ficcionais e /ou documentais nos diversos ambientes de convivência, diálogo e colaboração do mundo contemporâneo. O acesso ao direito à comunicação contribui, de forma significativa, para o fortalecimento da autonomia e empoderamento dos/das moradores/as de comunidades populares como criadores dos seus próprios conteúdos, da leitura crítica do mundo e dos seus próprios sonhos.
    • Espaço
      • As bibliotecas que fazem parte da Releitura são tão aconchegantes como um abraço, coloridas e com livros ao alcance de todas as mãos, tendo o objetivo de estimular a interação do leitor com os vários gêneros e suportes de leitura. Você provavelmente irá encontrar um tapete colorido no chão, almofadas, muitos livros e um mediador de leitura a disposição.

        Alguns pontos importantes sobre os espaços das bibliotecas:
        > Mobiliário adequado: altura ao alcance das mãos das crianças;
        > Equipamento: computadores disponíveis para o processamento técnico dos livros;
        > Infraestrutura: ventilação e iluminação adequadas;
        > Ambientação: livros e mais livros com alguns objetos de decoração que fazem parte do universo da comunidade e da literatura;
        > Dinamização: programação cultural viva!
        > Visibilidade: placas de sinalização e cartazes com a programação cultural você vai encontrar pelo caminho à biblioteca;
        > Acessibilidade: porta aberta, abraço dado!
    • Acervo
      • Nosso acervo conta com livros de literatura nacional e estrangeira e, investimos, também, em autores das comunidades locais.
        A organização do acervo é pensada para que o leitor tenha autonomia ao encontrar seu livro. Para isso, dividimos em: literatura infantil, juvenil e adulta e por gêneros literários. Todas as bibliotecas da Releitura seguem a classificação por cores, desenvolvida por Cida Fernandez do Centro de Cultura Luiz Freire - CCLF,- nosso parceiro. A catalogação dos livros é realizada no software Biblivre e conta com apoio técnico de uma bibliotecária.
        No tocante ao acervo, buscamos sempre a atualização dos livros, por meio da retirada de alguns e a inserção de outros, a fim de oferecer o melhor para os nossos leitores.
    • Mediação de Leitura
      • A promoção de uma cultura voltada para a leitura do livro literário e de uma cultura letrada é um dos principais objetivos da Releitura. Por isso, as mediações de leituras são estratégias importantes para que isso aconteça. Um(a) mediador(a) de leitura facilita o processo de formação de leitor e cria um ambiente favorável para que esse(a) potencial leitor(a) inicie-se na leitura literária. Assim sendo, as mediações de leitura são ações primeiras dentro dos espaços das bibliotecas.
    • Enraizamento comunitário
      • Uma biblioteca comunitária tem raízes, estas são as comunidades. Um bom enraizamento comunitário aproxima ainda mais as pessoas das bibliotecas. Dessa forma, a Releitura prioriza ações que dão visibilidade às bibliotecas e integram vários agentes do entorno desses espaços. Sendo assim, ações de mediação de leituras, ocupação de espaços comunitários, fortalecimento de laços com as famílias dos leitores e uma gestão compartilhada trazendo a comunidade para discutir, são essenciais para o crescimento das raízes.

Equipe$type=carousel$cols=4$count=8$m=0$l=0$va=0$sp=600000$show=/2019/08/amigos.html

Equipe$type=carousel$cols=4$count=8$m=0$l=0$va=0$sp=600000$show=/2019/08/solar-de-ler.html

Equipe$type=carousel$cols=4$count=8$m=0$l=0$va=0$sp=600000$show=/2019/08/lar-meimei.html

Equipe$type=carousel$cols=4$count=8$m=0$l=0$va=0$sp=600000$show=/2019/08/cepoma.html

Equipe$type=carousel$cols=4$count=8$m=0$l=0$va=0$sp=600000$show=/2019/08/nascedouro.html

Equipe$type=carousel$cols=4$count=8$m=0$l=0$va=0$sp=600000$show=/2019/08/coque.html

Equipe$type=carousel$cols=4$count=8$m=0$l=0$va=0$sp=600000$show=/2019/08/pero.html

Equipe$type=carousel$cols=4$count=8$m=0$l=0$va=0$sp=600000$show=/2019/08/educ-guri.html

Nome

1ª Semana de Comunicação Pública A Letra e a Voz Academia Pernambucana de Letras acesso à biblioteca e ao livro acesso à literatura Adélia Prado Affonso Romano de Sant'anna Affonso Romano de Sant'annna agenda literária AL PE Alan Rosa Alto José Bonifácio amigos da leitura Ana Clara Machado Ana Maria Machado André Neves aniversário Aniversário Caranguejo Tabaiares Aniversário Instituto Peró Ano Novo ao livro e à leitura apoio às bibliotecas comunit[árias e pontos de leitura Ariano Suassuna Arrasta-pé arte Ascenso Ferreira Assembleia Legislativa Atividades de maio ato cultural audiência pública Audiência Pública em Defesa da Biblioteca audivisual Aula-Espetáculo Tributo a Capiba Bagulhadores do Mió Bagulhadores Mió Bahia Baile dos Seres Imaginários Bartolomeu Campos de Queirós BCCT Belo Horizonte biberespaço Bibiloteca Amigos da Criança Biblicom Simón Bolívar bibliobôca mambembe biblioteca amigos da leitura Biblioteca Caranguejo Tabaiares Biblioteca Central da UFPE Biblioteca Cepoma Biblioteca Comunitáqria Lar Meimei Biblioteca Comunitária Amigos da Leitura Biblioteca Comunitária Caranguejo Tabaiares Biblioteca Comunitária do Coque biblioteca comunitária do Peró Biblioteca Comunitária Lar Meimei Biblioteca Comunitária Lar Memei Biblioteca Comunitária Os Bravistas-Shekiná biblioteca comunitárias biblioteca digital Biblioteca Estadual Biblioteca Lar Meimei Biblioteca Memei Biblioteca Multicultura Nascedouro biblioteca multicultural nascedouro Biblioteca Municipal de Olinda Biblioteca Nacional Biblioteca Peró Biblioteca Popular de Casa Amarela biblioteca popular do coque Biblioteca Popular Nascedouro Biblioteca Tabaiarares Biblioteca Tabaiares Bibliotecas bibliotecas comunitárias Bibliotecas e livros no mundo bibliotecas públicas bibliotecas-parque Medellin biblioteconomia e documentação Bibliotecva Cepoma Bibllioteconomia bloco Urso Leitor blogue BMN BMN - Biblioteca Multicultural Nascedouro Bogotá bolsas literárias BP Coque BPCoque Brasil brincadeira CAC Café Literário Café Literário na BP Coque Cali Caminhada contra a Violência e a Exploração Sexual Campanha de arrecadação Campanha pelo direito à comunicação Campanha Quem Conta um Conto... candidatos Cândido Portinari Cara de um Carang«uejo Tabaiares carangejo tabaiares Carlos Heculano Carminha Bandeira carnaval Carta Aberta carta protesto Casa dos Escritores e Livros CCLF Ceel Ceel/UFPE celebração Centro Convenções Olinda e Recife Centro de Cultura Luiz Freire centro de documentação Centro de Estudos sobre África e do Desenvolvimento de Lisboa Centro Luiz Freire Cepe Cepoma Ciberespaço cidadania ciência da informação Cine Bomba Cirandar Clipping CNPC cochichos poéticos Cochicos Poéticos Colegiado Livro e Literatura Colômbia Colônia de férias comemoração de um ano Comissão de Educação e Cultura Comissão Deliberativa Funcultura Comissão Intersetorial em Defesa da Biblioteca Comissão Intersetorial em Defesa das Bibliotecas compartilhamento Compaz comunicação Comunicado Releitura comunitárias Conceição Evaristo Conexão Medellín-Recife Conexão Porto Alegre-Recife construção do novo prédio construção novo prédio contação de histórias contadores de histórias conto infantojuvenil contos controle social Coordenadoria de Literarua/Fundarpe-Secult Coordenadoria de Literatura do Estado Coordenadoria de Literatura Secult PE. Fundarpe coque Coque (R)-existe Coque re-xiste cordel cordel Brincadeiras gt;Livres para Criança Voar Corredeiras Cortejo Poético criação e circulação literária criatividade crônica Cufa Cultura cultura popular Cuzcar Dá Certo da Leitura e da Literatura da Leitura e Literatura data:text/mce-internal debates Desafios desclassificação desligamento Dia das Mães. Mulher Dia de Luta em Defesa do Direito à Moradia Dia de Luta pelo Direito à moradia Dia do Folclore Dia dos Pais Dia Internacional da Mulher Dia Internacional das Mulheres Negras Latino-americanas e do Caribe Dia Mundial do Meio Ambiente Dia Nacional do Livro dia nacional do livro e da leitura Dia Nacional do Livro Infantil dias das crianças dica de leitura dicas de leitura direito à biblioteca direito à comunicação direito à leitura direito à moradia direito ao livro direito da criança e do adolescente do Livro do Livro e da Leitura do Livro e da Literatura doação doações Dona Dolores Dona Luíza e-books editais edital Fundação Biblioteca Nacional Eduardo Campos Educação Educação de qualidade Ekó Ekós eleições municipais Elisa Machado Elma Neves EmDefesa da Biblioteca EMredando Leituras Encerramento Encerramentop 2012 Encontro Encontro anual PPL 2013 Encontro Bibliotecas Comunitárias Encontro Nacional PPL Encontro Nacional Prazer em Ler enraizamento comunitário Entre-Redes Equipe Equipe EDUCGURI Equipe Amigos Equipe CEPOMA Equipe Coque Equipe Lar Equipe Nascedouro Equipe Pero Equipe Solar Érica Verçosa escola de referência Desembargador Renato Fonseca escola pública escolas escritores estande Releitura PE. IX Bienal Internacional do Livro Eventos experiência da Colômbia experiências Extinção Secretaria Estadual da Cultura Fabiana Coelho FCC férias festa Festival Festival Abril Pro Livro Festival de Poesias Juninas Festival Literário Festival Recifense de Literatura FIP - Festival Internacional de Poesia Flávia Messias Fliporot Fliporto Fliporto 2013 FNDC focinho do outro Folclore Formação formação continuada fortalecer a rede Fórum de Bibliotecas Fórum em Defesa da Biblioteca Fórum Pernambucano de Bibliotecas Fórum Pernambucano em Defesa das Bibliotecas Frei Beto Funarte Funcultura Fundarpe Fuxiqueiras do Coque Gabriel Santana gênero Gerusa Leal gestão de bibliotecas comunitárias Gincana Meu Amigo José Lins do Rêgo Gregório Filho Grupo Arraial Grupo Magiluth gt;Ilha de Joana Bezerra Habibi Zahar Heinz Janisch Helga Bansch histórias Histórias Andantes homenagem I Desafio de Poemas da Biblioteca Popular do Coque I Encontro Estadual de Bibliotecas Públicas PE I Encontro Estadual de Bibliotecas Públicas PE. Carta do Recife I Encontro Polo PE 2012 I Festival Literário de Tuparetama I reunião de trabalho I Seminário do Livro I Seminário sobre Mediação de Leitura em Bibliotecas Comunitárias ideafixa II Encontro de Bibliotecas Públicas em Pernambuco III Mostra Sesc de Literatura Contemporânea imgidi-2491classwp-imagesrchttp//releiturape.files.wordpress.com/2014/05/img_20140520_161951023.jpgw650altImagemwidth332height189data-filenameIMG_20140520_161951023.jpg/ incentivo à leitura incidência política inclusão Instituo Camp;A Instituto Instituto C Instituto Camp;A instituto Peró Instituto Samp;A intercâmbio Ítalo Calvino Ivan Moraes IX Bienal Internacional do Livro IX Bienal Internacional do Livro PE IX Festa Literária Internacional de Pernambuco IX Fliporto Jaboatão dos Guararapes joão joão Joaquim Cardoso jóvens comunicadores Kaiowá-Guarani Laboratório Ascenso Ferreira lançamento Lançamento cordel lançamento livro lar meimei leitores leitura como direito leitura e escrita Leitura e Literatura leitura literária Leitura na Praça Leitura na Rua Leitura no Ponto Leitura. Lercon Lercon 2013 letramento Lia Zatz liberdeade de expresão Libório Melo Literatura Literatura afro-brasileira literatura e bibliotecas Literatura na Releitura Livraria Cultura livro livro e leitura livros Lúcia Elena Figueiredo lúdico pedagógico Luís Alves Luz Estela Luz Estela Piñera Gallego Lygia Bojunga machismo mala de leitura Maniesto por um Brasil Literário Manuel Bandeira mapeamento de bibliotecas Márcia Maracajá marco regulatório Marina Colasanti Marli Neves MCBL Medellin mediação de leitura meio ambiente memória Memória de África e do Oriente Memorial Denis Bernardes mensagem Releitura Mês Consciência Negra Mês da Mulher mês das mães Mês Manuel Bandeira MG MINC mobilização leitura Monteiro Lobato Mostra de Literatura Infantojuvenil movimento boca do lixo Movimento Cultural Boca do Lixo Movimento por um Brasil Literário Multicultural Nascedouro Museu de La Greca música e literatura Myrna Maracajá Nascedouro Natal NETV No meio de Uma Noite Escura tem um Pé de Maravilha nordeste Notícia da rede noticias Notícias noticias da rede Notícias da Rede Nova sede Caranguejo Tabaiares novo blogue Núcleo de Televisão e Rádio Universitárias O Baile dos Seres Imaginários O Burro Errante O Menino Nito O menino que (quase) morreu afogado no lixo O Perfume O Poder das Palavrasw na Mediação da Leitura O Visconde Partido ao Meio oficina oficina de escrita oficina de teatro e letramento oficina Funcultura oficinas literárias Olinda orçamento Os Bravistas Os Bravistas - Shekiná Ouvir e Contar Histórias pais e filhos palavra escrita Papo de Mulher parceiros parceria parceria Cee/UFPE parcerias Páscoa Patativa do Assaré Paula Pimenta pé na rua Peixinhos PELL. Porto Alegre PELLLB Pernambuco Pernambuco Nação Cultural peró Piedade Plano PMLL PNAIC PNE PNLL Poço da Panela poema-flecha poesia Poesis políticas públicas de leitura e bibliotecas políticas públicas leitura Polo Recife Polos porta Portugal Praça do Arsenal Prefeitura do Recife Prefeitura Municipal de Tuparetama prêmio Anu Prêmio Biblioteca Nacional Prémio FNB-Minc Presépio primeiro dia produção de conteúdos professores Programa Prazer em Ler programação setembro Projeto Funcultura Projeto Ler Projeto Livro para Todos Projeto Releitura PE projetos Promotoria de Defesa da Cidadania proposta políticas públicas protestos Quintas d'Leitura Quintas D'Leituras r Recife Recital rede de biblioteca comunitária Rede de Bibliotecas Comunitárias Rede Olinda Redes Redes de Leitura Redes de Leitura POA-RS reestruturação reforma reforma administrativa reineauguração Reivindicações REleitura Releitura no Carnaval Releitura PE Releitura PLE reportagem G1 reportagem JC Representação NE do Minc Retrospectiva 2012 Reveillon Ricardo Azevedo rifa RNBC Roberto Azoubel Rosinha Campos Salgueiro Salvador Sandra Rosa sarau Secretaria de Cultura PE Secretaria de Cultura/Fundarpe Secretaria de Patrimônio e Cultura Olinda secretário Murilo Cavalcanti Secult PE segurança urbana Sehiká seis anos da Rede seleção Semana contos e encantos semana da consciência negra Semana da Criança semana da leitura e literatura semana das crianças Semana do Conto Semana do Conto BP Coque semana do conto de histórias Semana do Folclore Semana Nacional da Leitura semana temática Seminário Contar Histórias e Formar Leitores na BCCT Seminário de formação Leitura e Bibliotecas. Festival Pernambuco Nação Cultural Seminário de Leitura e Bibliotecas Seminário Emredando Leituras e TOKLiterário Seminário Leitura e Bibliotecas Sesc Santa Rita setembro Severino faz Chover Silvia Castrillón Sintepe Sistema de Bibliotecas Colombianas Sistema de Bibliotecas Públicas de Medellín Sistema Nacional de Bibliotecas Socorro Miranda Sofia tabus Taquaritinga do Norte Tati Móes teatro Teatro e Poesia Tito Lívio Torre Malakoff tradição oral troca de experiências tv jornal tv Pernambuco UFPE Um por todos e todos por um Brasil de Leitores Universidade de Aveiro Valeria Rey Soto Victor Tavares vídeo vídeos vigília VIII Bienal Internacional do Livro de Pernambuco viva Vivaleitura Vozes do Verso Wanda Gomes XIII Semana do Conto de História XXXVI Enebd
false
ltr
static_page
Releitura: Rede
Rede
Releitura
https://www.releitura.org.br/p/rede.html
https://www.releitura.org.br/
https://www.releitura.org.br/
https://www.releitura.org.br/p/rede.html
true
3153734596695561152
UTF-8
Não foi encontrada nenhuma postagem Veja mais Leia mais Resposta Cancelar resposta Deletar Por Home Páginas Postagens Veja tudo Recomendado para você Categoria Arquivo Busca Todas as postagens Não foi encontrado nenhuma postagem Voltar para Home Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Agora mesmo 1 minuto há pouco $$1$$ minutos atrás 1 hora há pouco $$1$$ horas atrás Ontem $$1$$ dias atrás $$1$$ semanas atrás Há mais de 5 semanas Seguidores Seguir Este Conteúdo é PREMIUM Por favor, compartilhe para desbloquear Copiar todo o código Selecionar todo o código Todos os códigos foram copiados para a área de transferência Não é possível copiar os códigos / textos, por favor, pressione [CTRL]+[C] (ou CMD+C no Mac) para copiar