As bibliotecas comunitárias não poderiam ficar de fora do carnaval e também caíram na folia. Dessa forma, os espaços de leitura estabelece...
As bibliotecas comunitárias não poderiam ficar de fora do carnaval e também caíram na folia. Dessa forma, os espaços de leitura estabeleceram conexões com os festejos, por meio de programações especiais que aproximam a literatura das identidades e raízes culturais e encantam os territórios nessa época do ano.
Pernambuco é conhecido como o carnaval multicultural e as bibliotecas da Rede Releitura-PE realizaram programações especiais para lembrar os festejos carnavalescos. A Biblioteca Comunitária Educ Guri, localizada no bairro da Mangueira, no Recife-PE, realizou uma oficina de máscaras de carnaval destinada aos leitores da comunidade como atividade prévia de carnaval.
Já nos dias de Folia, a Biblioteca Comunitária do Cepoma, realizou apresentações com o Maracatu Nação Erê (foto), primeiro maracatu infantil da cidade, fundado em 1993, de Brasília Teimosa, Recife. As apresentações foram realizadas nos polos carnavalescos oficiais do Recife e Olinda. No dia 19, o Nação Erê tocou no chão do próprio território em Brasília Teimosa. Já no dia 20, o Nação Erê se juntou aos outros maracatus infantis para a apresentação dos Tambores Mirins no Pátio do Terço, no Recife. No dia 21 a apresentação foi no Parque Dona Lindu, em Boa Viagem. Também no dia 21, o Maracatu Nação Erê fez apresentação em Olinda no Polo Varadouro.
A Releitura preparou ainda uma série de postagens com dicas de leituras de carnaval para as redes sociais com o personagem Urso Leitor, da Biblioteca Popular do Coque, publicadas durante os dias de carnaval. Os livros indicados pelo “Urso Leitor” foram: “Era Uma Vez Bezerra do Sax”, organizado por Carminha Bandeira e Rogério Bezerra, que apresenta relatos das atividades que deram vida ao projeto “centenário de Bezerra do Sax, músico e compositor pernambucano”. O livro reúne as composições do mestre Bezerra e conta a história centenária, do músico e compositor de frevos, cocos, e cirandas. Além dos livros “Sonhos Elétricos”, do escritor Moraes Moreira e “Os Ibejis e o Carnaval”, da escritora Helena Theodoro e ilustrações de Luciana Justiniani Hees.