Em Pernambuco, as bibliotecas comunitárias que integram a Releitura-PE não ficaram de fora dos festejos juninos e, por meio de programações...
Em Jaboatão dos Guararapes-PE, os adolescentes do programa de arte e educação da Biblioteca Comunitária Peró, realizaram uma apresentação de São João aberta ao público, por meio da dança, música e poesia para celebrar as festas juninas no shopping da cidade.
A Biblioteca Comunitária Amigos da Leitura (Alto José Bonifácio, Recife-PE) realizou uma edição especialíssima do Papo de Mulher com o mote “Forró Mulé Arretada”. Em junho, o encontro foi festivo e organizado pelas próprias mulheres que participam do Papo de Mulher e contou com uma apresentação de forró com uma banda formada pelas próprias mulheres que frequentam a biblioteca, além de comidas típicas juninas. O Papo de Mulher faz parte da programação da biblioteca, com o intuito de fortalecer os laços de compromisso entre o grupo de mulheres do território, e são encontros com momentos de afeto, escuta, autocuidado, troca de experiências, mediações de leitura, discussões sobre assuntos relacionados aos direitos humanos e rodas de conversas.
Também, no Recife, na Biblioteca Comunitária do CEPOMA, localizada em Brasília Teimosa, as mediadoras de leitura trabalharam, com as crianças, textos juninos como quadrinhas, adivinhas e a leitura do livro Bandeira de São João, de Ronaldo Correia de Brito. A biblioteca do CEPOMA organizou ainda um Arraial festivo com comidas típicas, quadrilha e forró. No CEPOMA, a literatura sempre interage com as linguagens da cultura popular como forma de estimulação e sensibilização para a leitura e conta com um público formado pelas crianças que integram as atividades educativas da instituição nos grupos “Dança Pra Pular” e o “Maracatu Nação Erê”, primeiro maracatu infantil de Pernambuco.