A Releitura esteve em Belém do Pará entre os dias 30 de maio e 02 de junho. Em mais um encontro da RNBC (Rede Nacional de Bibliotecas Comuni...
A Releitura esteve em Belém do Pará entre os dias 30 de maio e 02 de junho. Em mais um encontro da RNBC (Rede Nacional de Bibliotecas Comunitárias), onze redes regionais, que somam mais de cem bibliotecas comunitárias de todo o país, reforçaram seus elos e se fortaleceram para a luta por mais políticas públicas que garantam o acesso ao Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas. O encontro foi coordenado pela Rede Rios das Letras, do Pará.
Foram quatro dias de debates, conversas, construções coletivas, leitura e cultura. A manhã do primeiro dia, depois de uma bela apresentação do espetáculo "Construção", da Companhia Experimental Rosa Luxemburgo, foi o momento de alinhar estratégias e metodologias. Durante a tarde, os participantes foram lindamente recebidos nas várias bibliotecas que fazem a rede Rios das Letras, com leituras ou Boi Bumbá.
A discussão sobre sustentabilidade, com construção coletiva de possíveis alternativas, foi o foco do segundo dia de encontro. No dia seguinte, as várias bibliotecas que constroem a rede conversaram sobre o Plano de Ação para este ano.
Na sexta-feira (02), último dia de encontro, o seminário foi aberto ao público, com discussões sobre incidência política e formação de leitores. O primeiro debate, para o qual foram convidados vários políticos locais, teve como objetivo mapear articulações e estratégias para construir o Plano Municipal e Estadual do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas no local. À tarde, o foco foi a conversa sobre a Leitura como direito humano e como ferramenta de transformações sociais.
Durante os quatro dias de encontro, não faltaram os momentos de leitura, as dinâmicas culturais, oficinas, troca-troca literário e bate-papo, com muita troca de experiências e informações. Para a Releitura, os encontros da Rede Nacional tanto fortalecem a luta coletiva, ao integrar os vários elos da rede, como reforçam os polos locais, a partir da troca de experiências entre as várias bibliotecas comunitárias.