Nós, que fazemos as bibliotecas comunitárias abaixo assinadas, integrantes da Releitura - Bibliotecas Comunitárias em Rede de Pernambuco, ac...
Nós, que fazemos as bibliotecas comunitárias abaixo assinadas, integrantes da Releitura - Bibliotecas Comunitárias em Rede de Pernambuco, acreditamos na leitura como direito humano. Acreditamos na importância da universalização do acesso aos livros e na leitura como um instrumento que ajuda a expandir horizontes e ampliar visões de mundo, ajudando a formar cidadãos conscientes e sujeitos políticos autônomos e ativos.
Diante disso, repudiamos quaisquer ameaças contra a democracia e qualquer tipo de desrespeito às escolhas tomadas pela população, através do voto.
Para nós, o processo de afastamento da presidenta eleita, sem que haja crime que o justifique, é, na verdade, uma manobra das classes dominantes para, como de costume, garantir sua própria impunidade e impor seus interesses à revelia da vontade do povo.
Isso fica evidente com as primeiras medidas tomadas pelo governo interino, que atacam programas sociais e mantém os privilégios das elites.
Não acreditamos que possa haver políticas de leitura em um governo que defende a interferência dos interesses privados na educação, na saúde, na habitação.
Não acreditamos que possa haver políticas de leitura em um governo que não entende a função social do Estado e não representa os interesses da maioria.
Não acreditamos que possa haver políticas de leitura em um governo que pretende abrir ao capital estrangeiro as riquezas do país que poderiam ser investidas em educação, saúde e serviços públicos.
Por tudo isso, as bibliotecas comunitárias abaixo assinadas se unem aos que lutam pelo restabelecimento da democracia e dos programas sociais, porque um país de leitores preza a liberdade, respeita a cidadania e os interesses de seu povo.
ASSINAM ESSE MANIFESTO:
- Biblioteca Popular do Coque (Coque)
- Biblioteca Multicultural Nascedouro (Peixinhos)
- Biblioteca do Cepoma (Brasília Teimosa)
- Biblioteca Amigos da Leitura (Alto José Bonifácio)
- Biblioteca Educ Guri (Mangueira)