Na semana passada os integrantes da Releitura PE - Bibliotecas comunitárias em Rede participaram de mais uma oficina. Dessa vez foi a Gestão...
Na semana passada os integrantes da Releitura PE - Bibliotecas comunitárias em Rede participaram de mais uma oficina. Dessa vez foi a Gestão de Tempo, ministrada pela administradora e estudante de designer Luciana Galvão, na Biblioteca Lar Mei Mei, em Olinda.
A oficina foi dividida nas seguintes partes: o que é gestão de tempo; a sua importância e as dificuldades encontradas pela população brasileira para cumpri-la; dinâmica de grupo; planejamento diário, semanal e mensal; planejamento de horários e prioridades. "Essa é um tipo de atividade e aprendizado que todo mundo tem que fazer e ter. Saber administrar o seu tempo é extremamente importante para realizar todas as tarefas do dia a dia. Percebi que a Releitura precisa muito disso, pois os membros da Rede além de cuidar das bibliotecas, participam de centenas de reuniões, oficinas, cursos, etc", conta Luciana.
Para a administradora, que teve a rotina pesada das duas graduações como base e estímulo para se aprofundar no assunto, este trabalho deve continuar com os mediadores e articuladores e se tornar uma tarefa diária. "Depois de explicar tudo, nós criamos um planejamento e espero que todos deem continuidade. O pessoal da Releitura veio com vontade de aprender e garanto que a base eles já têm. Agora é só praticar", acrescenta.
Betânia Andrade, coordenadora da Biblioteca Popular do Coque e articuladora da Rede, aprovou a oficina. "Luciana deu muitos exemplos de boas práticas que eu nunca pensei em fazer para melhorar a qualidade dos meus trabalhos e da minha vida. Colocar no papel todas as tarefas que tenho que fazer no dia e só dormir depois que cumprir todas no horário certo, é uma delas. Não tenho nenhuma dúvida de que a Releitura seguirá esses conselhos".