Com sorriso de orelha a orelha e uma simpatia do tamanho de um trem, a nova integrante da Releitura PE – Bibliotecas Comunitárias em Rede ch...
Com sorriso de orelha a orelha e uma simpatia do tamanho de um trem, a nova integrante da Releitura PE – Bibliotecas Comunitárias em Rede chegou conquistando todo mundo e mostrando para que veio. Juliana Albuquerque, 26 anos, é formada em biblioteconomia pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e ingressou na Rede no mês de abril. Desde então, Ju, como é carinhosamente chamada pelo grupo, vem fazendo planos junto com os articuladores e mediadores para a organização dos acervos.
Juliana conhece a Releitura há muito tempo. A sua monografia, concluída no início deste ano, abordou o tema biblioteca comunitária. Ela teve contato com o Sistema de Classificação por Cores para a Literatura de Ficção e Poesia a partir do estágio curricular realizado no Centro de Cultura Professor Luiz Freire (CCLF), além do projeto de extensão universitária. “A minha convivência com os articuladores e mediadores sempre foi muito boa. Foi uma honra receber o convite para trabalhar com eles, pois sempre admirei bastante essa sede de preservação e dedicação que a Rede tem com esses espaços de leitura das comunidades", conta.
A bibliotecária vai cooperar no processo de automação do acervo para o Biblivre - um programa de computador que ajudará na busca dos livros e suas informações. "As bibliotecas da Rede utilizam o sistema de classificação das obras por cores, desenvolvido por Cida Fernandez, bacharel em Biblioteconomia pela UFPE, e membra da coordenação do Centro de Cultura Luiz Freire, que é parceiro e consultor do Programa Prazer em Ler, do Instituto C&A de Desenvolvimento Social. Neste primeiro momento, estamos fazendo um diagnóstico de cada equipamento de leitura para podermos planejar como será realizado todo este processo", detalha.
Betânia Andrade, mediadora da Biblioteca Popular do Coque, assim como os demais membros da Releitura PE, só tem elogios a fazer sobre Juliana. "Acho que não existiria pessoa melhor para trabalhar conosco. Ela é amável, paciente e disponível para todos nós. Aqui no Coque ela fez várias mudanças e os frequentadores já estão sentindo as melhorias. Além de tirar todas as nossas dúvidas e nos ajudar, Ju é muito amiga".