A Releitura PE está em Tuparetama, no Sertão do Pajeú, a 280 km do Recife, onde acontece, desde a quarta-feira 11 e até a sexta, 13, a pri...
A Releitura PE está em Tuparetama, no Sertão do Pajeú, a 280 km do Recife, onde acontece, desde a quarta-feira 11 e até a sexta, 13, a primeira edição do Flit - Festival Literário, em diferentes locais da cidade. Betânia Nascimento e Isamar Martins representam Nossa Rede no Seminário Regional de Leitura e Bibliotecas Públicas, inserido na programação do evento.
O Seminário, que se realiza hoje amanhã, é uma parceria da prefeitura municipal com a Secretaria de Cultura do Estado e a Fundarpe. É dirigido a profissionais e auxiliares das bibliotecas públicas, escolares e comunitárias, além de agentes de leitura. Roberto Azoubel, da Representaç]ao do Minc no Nordeste, é um dos convidados, e fala sobre o Plano Nacional do Livro e da Leitura e outras ações do Ministério da Cultura para o livro e a literatura.
Este é o terceiro evento no qual a Releitura participa, a convite da Coordenadoria de Literatura da Secult - Secretaria de Cultura de Pernambuco. Em setembro, Betânia esteve no Seminário em Taquaritinga do Norte e, antes, no mês de maio, em Salgueiro - aqui e aqui no blogue.
A programação literária do Flit, segundo a prefeitura local, busca valorizar o escritor regional e favorecer o desenvolvimento de ações para dinamizar as bibliotecas públicas municipais.
Esta primeira edição do Flit homenageia o escritor Aleixo Leite Filho, autor de mais de 20 livros de poesia, folclore e outros gêneros, inclusive o romance Um Rastro na Pedra, com memórias da infância e parte da juventude vividas em Tuparetama.