É nesta terça a abertura do II Encontro de Bibliotecas Públicas em Pernambuco, que vai reunir profissionais que atuam em bibliotecas pública...
É nesta terça a abertura do II Encontro de Bibliotecas Públicas em Pernambuco, que vai reunir profissionais que atuam em bibliotecas públicas nos segmentos escolar, estadual, municipal e comunitário pernambucanos. O objetivo é integrar e refletir sobre o sistema público de bibliotecas – governamentais e não-governamentais. Através da troca de experiências e de atividades de formação, construir propostas para o desenvolvimento de bibliotecas de qualidade no Estado de Pernambuco.
[caption id="attachment_2222" align="alignleft" width="300"] No sábado, Rodrigo Fischer e Isamar Martins em ação no estande da Releitura PE na Bienal - Fotos: Sandro Elói/Educ Guri[/caption]
Trazemos convidados do Brasil e da Colômbia para compartilhar suas experiências em prol das bibliotecas de qualidade e da leitura como direito de cidadania. A abertura é às 17:00 horas, no Auditório Ribeira, do Centro de Convenções, inserida no Círculo de Ideias da IX Bienal Internacional do Livro de Pernambuco. Paralelamente, a Releitura continua fazendo mediações de leitura em seu estande na Bienal: é o de número 180, na Rua 08.
Silvia Castrillón, bibliotecária e escritora colombiana, com papel decisivo no setor em seu país, e Luz Estela, diretora do Sistema de Bibliotecas de Medellín fazem a palestra inaugural. Falam sobre Identidade e Pertencimento – a experiência colombiana. Cida Fernandez, do Centro Luiz Freire e consultora do Instituto C&A, também bibliotecária, faz a mediação. Pela manhã, Castrillón e Luz Estela visitam a Biblioteca Multicultura Nascedouro, em Peixinhos.
Na manhã do último dia, o Encontro apresenta os resultados do mapeamento de bibliotecas no estado, iniciado na primeira edição, e que teve sequência em seminários locais de leitura, promovidos pela Coordenadoria de Literatura da Secult PE. Há, ainda, oficinas para a construção dos planos municipais do Livro e da Leitura.
A partir da quarta-feira, 09, o II Encontro migra para o Auditório Beberibe, com a parte da manhã reservada ao credenciamento, permeado por mediação de leituras. Às 14:00 horas acontece a abertura cultural, com o grupo Grão de Histórias. Na sequência, o início dos trabalhos, com mesa de abertura seguida de painel sobre O Papel das Redes de Bibliotecas para um Projeto de Desenvolvimento Sustentável. Elisa Machado, coordenadora-Geral do Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas e representante do Instituto C&A, parceira da Releitura, é uma das convidadas, dentre outros.
Sílvia Castrillón e Luz Estela voltam para o painel que encerra o dia, a partir das 16:00 horas, com o tema O Desafio das Redes de Bibliotecas na Construção de Políticas Públicas. A programação completa está aqui.
O II Encontro de Bibliotecas Públicas em Pernambuco é uma iniciativa da Comissão Intersetorial em Defesa da Biblioteca, do Livro e da Leitura, da qual a Releitura – Bibliotecas Comunitárias em Rede da Região Metropolitana do Recife é parte, do Centro de Cultura Luiz Freire e das ONGs Bagulhadores do Mió e Ekó Educação e Cultura, dentre outras entidades da sociedade civil pernambucana.
O poder público também está presente, através da Coordenadoria de Literatura da Secult/Fundarpe e da Representação do Minc no estado. Conta com o apoio da Bienal de Pernambuco e do Instituto C&A, via Programa Prazer em Ler, e patrocínio da Prefeitura Municipal de Ipojuca.