[caption id="attachment_1950" align="alignleft" width="455"] Cida Fernandez, do CCLF - à esquerda no alto e a...
[caption id="attachment_1950" align="alignleft" width="455"] Cida Fernandez, do CCLF - à esquerda no alto e acima - representou a Comissão Intersetorial na mesa da audiência pública convocada pela Comissão de Educação e Cultura da AL - Fotos: AL, editadas por Fabiana Coelho, via Facebook[/caption]
"Muito produtiva" é a expressão que define, segundo os participantes, a Audiência Pública realizada no último ida 20, no auditório da Assembleia Legislativa de Pernambuco, a pedido da Comissão Intersetorial em Defesa da Biblioteca, do Livro, da Leitura e da Literatura. A criação de políticas públicas que reconheçam e apoiem a centralidade das bibliotecas como mola-mestra neste universo foi o mote do encontro, convocado pela Comissão de Educação e Cultura da casa, presidida pela deputada Teresa Leitão (PT).
A Releitura se fez presente com diversos representantes das 11 bibliotecas comunitárias que integram a nossa Rede. E Cida Fernandez, coordenadora da Comissão Intersetorial, do Centro de Cultura Luiz Freire, foi a nossa voz na mesa. Bibliotecária por formação, ela apresentou os 10 itens que compõem a Carta do Recife - documento aprovado no I Encontro de Bibliotecas Públicas de Pernambuco, ano passado, e que reivindica o apoio do Estado na melhoria de equipamentos, no investimento na qualificação dos recursos humanos das bibliotecas públicas, em todos os níveis - estaduais, municipais, escolares e comunitárias.
Visa, em última instância, o reconhecimento das bibliotecas públicas, comunitárias incluídas, como parte fundamental no acesso ao livro, à leitura e à literatura, direito essencial na construção e exercício da cidadania - aqui e aqui no blogue. Durante a audiência, cobrou-se , também, a implantação dos planos Estadual e Municipal para as Bibliotecas Públicas. É o que nos relata, gentilmente, Luh Lima, educadora do Instituto Peró e mediadora de Leitura da Biblioteca Peró.
Na composição da mesa, presidida pela deputada Teresa Leitão, além de Cida Fernandez estavam: os deputados Gustavo Negromonte (PMDB), vice-presidente da Comissão de Educação e Cultura, e Antônio Morais, suplente da mesma comissão; Ana Dourado, representante Executiva do PNLL - Plano Nacional do Livro e da Leitura; Ana Selva, secretária Executiva de Desenvolvimento da Educação PE, e Murilo Cavalcanti, secretário de Segurança Urbana do Recife. Este último, falou sobre suas experiências em Bogotá e em Medellín, principais cidades colombianas. E que, aliás, recentemente, foram publicadas no livro As lições de Bogotá e Medellín – do caos à referência mundial.
Ao final, a deputada Teresa Leitão, convidou os gestores para recriarem o Fórum Estadual do Livro, da Leitura e da Literatura, ponto também reivindicado na Carta do Recife.
Depois do I Encontro Estadual de Bibliotecas, parceria bem sucedida entre sociedade civil e Estado, e da criação da Comissão intersetorial, "a audiência foi mais um passo importante na busca da valorização das bibliotecas públicas como instrumento de acesso à leitura literária", define Fábio Rogério, um dos gestores da Releitura. Isamar Martins, que também integra a Gestão Compartilhada, concorda, e lembra que "a incidência política e o trabalho coletivo tem que ser permanente para se alcançar o resgate da cidadania que a leitura e a literatura, através das bibliotecas, proporcionam".
Presentes na audiência pública, além da Releitura e das organizações e autoridades citadas, representantes do Minc, Ministério da Cultura, da Fundarpe, das Bibliotecas Públicas de Afogados e Casa Amarela, da Biblioteca Pública Estadual e dos Bagulhadores do Mió. Participaram, ainda, estudantes de Biblioteconomia e professores da UFPE e UFRPE, produtores culturais, representantes da Prefeitura de Ipojuca, da GRE, dentre outros.
A reunião contou com boa cobertura da mídia convencional, antes e depois - clique para ler aqui, aqui e aqui.
Acesse, também, pela nossa página no FaceBook. Aproveite para curtir e compartilhar com seus amigos na rede.
+++++++++++++++++++++++++++++++++++
Postagem revista e atualizada em 29.05.2013, às 19:31 horas.