O curso de Formação de Gestores e Mediadores de Leitura da Rede, em parceria com o Ceel - Centro de Estudos em Educação e Linguagem/UFPE com...
Planejar, avaliar, corrigir rumos, se preciso for - rotina indispensável ao sucesso de qualquer projeto. E o trabalho de formação de leitores não é diferente.
"No caso do nosso curso de formação, as reuniões de planejamento ocorrerão, sempre, depois das visitas dos formadores as bibliotecas e antes dos encontros do coletivo da Rede com toda a equipe de formação do Ceel, e na Universidade", explica Gabriel Santana, coordenador-Geral da REleitura. Pelo cronograma, estes "grandes encontros" acontecerão nas últimas sextas-feiras de cada mês.
A segunda semana de curso, a exemplo da primeira, foi dedicada à visita dos formadores às bibliotecas para tomarem contato com a realidade de cada uma, conhecerem de perto a equipe, suas necessidades e carências, as estratégias de trabalho, e como este interage com a comunidade. Sempre, dentro do objetivo maior que é formar leitores e preservar a identidade cultural. Cada um/a é responsável por uma biblioteca.
É a partir da visita local que cada formador/a vai definir o plano específico para cada organização e sugerir eventuais mudanças de rota. Esta foi a primeira das seis visitas previstas no cronograma do curso, inaugurado dia 30 de março e que vai até dezembro deste ano - clique aqui, e leia mais no blogue.
Nas duas visitas que o blogue da REleitura pode acompanhar, Biblioteca Cepoma (dia 10) e Biblioteca Popular do Coque (dia 11), comunicação e sustentabilidade são os principais desafios identificados, respectivamente, pelas professoras Ivane Pedrosa e Carmem Bandeira-Carminha.
Comunicação no sentido amplo: domínio da linguagem adequada para diferentes textos nas necessidades cotidianas de gestores, e didática do incentivo à leitura na tarefa de mediação; além das dificuldades no uso das ferramentas de TIs - Tecnologias da informação, como correio eletrônico, blogues e redes sociais - mas este é assunto para outra formação, em breve.
Sustentabilidade de maneira geral: a despeito da verba de diferentes projetos e doações, faltam recursos humanos e faltam recursos financeiros que remunerem quem faz a mediação de leitura; e que por isso não podem se dedicar, exclusivamente, ao trabalho-fim das bibliotecas comunitárias.