A Rede

  • Releitura – Bibliotecas comunitárias em Rede

$type=carousel$cols=4$count=20$m=0$l=0$va=0

Bibliotecas

  • Bibliotecas

$type=three$a=0$cm=0$va=0$rm=0$m=0$s=0$c=21$l=0$nav=0$h=209

Notícias

  • Notícias

$type=blogging$count=9$nv=1$h=300

Clipping

  • Clipping

$type=three$a=0$cm=0$va=0$rm=0$m=0$s=0$c=12$l=0$nav=1$h=209

Parceiros

  • Parceiros

RNBC

CEEL

CCLF

Doe um livro

  • Doe um livro

Contato

  • Entre em contato

Fórum Pernambucano em Defesa do Livro da Leitura e das Bibliotecas.

No dia 20 de setembro de 2010, na área externa da Biblioteca Pública de Pernambuco aconteceu a retomada dessas reuniões do fórum tão importa...

No dia 20 de setembro de 2010, na área externa da Biblioteca Pública de Pernambuco aconteceu a retomada dessas reuniões do fórum tão importante para as lutas e debates sobre o tema livro e leitura.  Segue a baixo o resumo da reunião e o nome das pessoas que participaram.

Todos que estiverem nessa reunião também convocam a participação das pessoas que fazem parte dessa rede que envolve as bibliotecas, livrarias, escritores, escolas, editoras, setor público e todos que trabalham pela democratização da leitura na cidade nas próximas reuniões.

Reunião extraordinária do Fórum Pernambucano em Defesa do Livro da Leitura e das
Bibliotecas.
Realizada no dia 20 de setembro de 2010, na área externa da Biblioteca Pública de
Pernambuco.

Estavam presentes:

1 - Primo Rodrigues – Movimento Cultural Boca do Lixo/Comunicação da Rede de
Bibliotecas Comunitárias da RMR

2 - Darton Charles – Jornalista/Mediador de Leitura – Contato

3 - Fábio Rodrigues – Biblioteca Comunitária Amigos da Leitura/Rede de Bibliotecas
Comunitárias da RMR

4 – André Maia – Biblioteca Pública do Estado – Praça de Informações

5 – Tereza Marinho – Fundação de Cultura da Cidade do Recife

6 – Gilvanedja Mendes – Gerencia da Biblioteca Popular de Afogados

7 – Erilene Parisio – Biblioteca Pública de Pernambuco/Obras Raras

8 – Djaneide Cristina Gomes – Biblioteca Pública de Pernambuco/Infantil

9 - Roberto Azoubel – Representação do MINC/Regional PE

10 – Denise Mendes – Associação dos Bibliotecários de Pernambuco (Presidente)

11 – Giordano Bruno (cadeia criativa) – MOLIPO (Movimento Literário de Ipojuca/Escritor)

12 - Maria Betânia – Biblioteca Popular do Coque/Rede de Bibliotecas Comunitárias da
RMR

13 - Flávia Messias – Creche Lar Mei Mei/Biblioteca Lar Mei Mei/Rede de Bibliotecas
Comunitárias

14 – Selma Maria – Centro Cultural e Educacional Shekiná/Biblioteca Comunitária
Os Bravistas/Rede de Bibliotecas Comunitárias da RMR

15 – Dida Maia – Fundação de Cultura da Cidade do Recife/Prefeitura do Recife

16 – Solange Xavier – Centro de Cultura Luiz Freire/Biblioteca Solar de Ler

17 – Gabriel Santana – Movimento Cultural Boca do Lixo/Coordenação da
Rede de Bibliotecas Comunitárias da RMR

O encontro teve início por volta das 14hs30, com uma fala rápida do Gabriel trazendo a idéia de rearticular o Fórum PE, para elaboração do Plano Recifense do Livro e da Leitura, resgatando a luta do Fórum, pelo controle social, desde quando foi criado, pela sociedade civil, mas com diversas representações, e sua trajetória na conquista de espaço e legitimação. Até o momento de sua desarticulação e evasão, onde a maior representação acabou sendo das Bibliotecas Comunitárias. Chegando a incluvise a questionar se vale a pena continuar com as reuniões do Fórum ou se era melhor investir na ocupação de outros espaços de discussão, como o Conselho de Cultura da Cidade do Recife. Após Gabriel se apresentar, foi dada a continuidade das apresentações, seguindo a sequência da Roda. Ao término das apresentações, Roberto Azoubel, fala da importância em articular as diversas cadeias (produtiva, criativa e mediadora), para construção do plano, e que para a construção do mesmo, seria necessário uma extensa pesquisa com levantamento de representantes das cadeias. Roberto nos fala que apesar da importância da pesquisa, há fragilidades quanto a elaboração desta pesquisa, no âmbito do financiamento, pois o MINC não menciona diretamente o financiamento destas pesquisas, mas que através de editais é possível e é bem vindo, segundo Roberto. E ainda diz que a política pública só irá se concretizar ao nível da organização dos Fóruns, sendo estes a estratégia fundamental para controle social sobre as políticas públicas. E que a Lei Rouanet está com os dias contados, e o que irá regulamentar a política de financiamento serão criados “Fundos” que estes serão setoriais. Roberto nos mostra o guia de orientação para construção dos Planos Municipais e Estaduais do Livro e da leitura. É uma referência importante para nos debruçarmos e nos apropriarmos, claro que respeitando as especificidades de cada localidade.

Giordano Bruno, também faz uma fala no sentido de reafirmar a existência do Fórum no processo do controle social sobre as políticas, as dificuldades de participação e continuidade do Fórum. Danise também faz falas nesse sentido, e a dificuldade da Associação dos Bibliotecários, em estar acompanhando mais de perto, apesar de manter- se informada.

Dida Maia expõe a experiência de elaboração do Plano Municipal, em Porto Alegre, e que entrevistou a Márcia Cavalcanti,Coordenadora do Polo de Leitura, e representa a instituição Cirandar. A experiência de Porto Alegre, mostra que eles não estão tendo bom apoio do poder público, e estão se articulando com a sociedade civil, através da Câmara de Literatura de Porto Alegre (??). Aqui, a secretaria e Fundação de Cultura está interessada em participar e dar apoio a formulação do Plano Municipal do Livro e da Leitura e garantir a institucionalidade. Ratifica a importância do Guia de Oritentação para elaboração dos Planos Municipais e Estaduais.

Gabriel, retoma a fala, dizendo do percurso que o Fórum fez na construção da Lei Municipal, e que é importante começar de onde paramos, ver a partir da lei, que já foi construída a partir de documentos legitimados socialmente e politicamente, sendo assim, não é necessário fazer uma vasta pesquisa, mas sim, apenas estimular, novamente a participação de outros setores, ou de outras cadeias produtivas, como a de produção e de criação, para maior legitimidade na construção do Plano, mas que estas não participando, iremos continuar com a construção mesmo assim. Roberto, fala que o MINC, pela demanda, irá promover um curso/oficina para elaboração dos Planos, e que esperava já ter consigo as datas para divulgação nesta reunião do Fórum. Ficou de mandar via e-mail para todos/as que estavam presentes. Dida, explica como está o processo dos Agentes de Leitura, do qual está responsável e que interessa a todos/as. O edital está em fase de elaboração, mas para alguns critérios serão determinados que a idade será de 18 a 29 anos, que o jovem tem que ter o 2º grau completo e que este passará por etapas de seleção, com entrevistas e prova escrita (redação). Serão ao todo 55 jovens, e necessariamente terão que representar as comunidades, ou seja, terão que morar nas comunidades onde vão atuar como Agentes de Leitura. Betânia questionou se haveria a possibilidade de indicação pela Biblioteca do Coque. Dida responde que todos passarão por uma seleção pública. Concordamos em dizer que a Biblioteca poderá ser um ponto de irradiação da informação nas comunidades. Dida diz que será preciso afinar ainda mais a conversa com as Bibliotecas Comunitárias sobre isso, como esta poderá ser um ponto de apoio aos agentes. Tereza, fala da importância de darmos continuidade com mais objetividade nos encontros, coisa que antes não era , tanto, havia muitas dispersões. Darton coloca a questão da validade do projeto, Agentes de Leitura, e questiona sobre a política de continuidade, para que isso não venha a ser uma política de gestão. Gabriel diz que os Agentes poderão entrar na política municipal da cidade, aí sim, se tornará uma política pública, e ainda mais, teremos que articular a política a pauta orçamentária da cidade. Primo Rodrigues, questiona sobre como irá se dá o processo de seleção, pois se preocupou com esta questão. Dida, irá enviar o edital para todos/as, assim ficaremos mais informados, e poderemos, em especial nas Bibliotecas, fazer a divulgação e instigar os jovens a participar.Uma outra coisa que terá que ser bem discutida, é a compra de livros dos agentes de leitura, quem irá fazer a seleção? Pois é, nessa questão, Roberto fala da importância de pressionar o MINC para que pelo menos 50 por cento desta compra seja de escritores locais.

Giordano Bruno nos informa que no dia 06 de outubro, ás 19hs terá um encontro com as três esferas do poder – Federal; Estado e Município, para discutir sobre a política pública da leitura em PE. O encontro será no Espaço Passárgada, na Rua da União. Ele falou também que a FUNDARPE está sem coordenação para Literatura, o que engessa diversas iniciativas para o livro e a leitura no Estado de Pernambuco e como o Fórum já teve uma iniciativa na indicação de um coordenador, Giordano acho que o Fórum poderá ainda indicar outra pessoa, e que é importante ser uma iniciativa do Fórum, pois como um grupo envolvido na política de leitura na cidade, terá que ter alguma incidência na indicação.

Encaminhamentos:

− Se apropriar do Guia de Orientação para elaboração dos Planos Municipais e Estaduais do Livro e da Leitura. - Roberto Azoubel enviará para todos/as presentes.
− Comunicar ao Ministério da Cultura sobre a data da oficina de elaboração dos Planos

– Roberto Azoubel ficou responsável de nos dar uma devolutiva quanto a oficina.

− Fazer um levantamento de informações cadastrais sobre o setor livreiro, como editoras, livreiros, mediadores/as, escritores/as – Dida Maia ficou responspavel por esse levantamento.

− Articular o setor criativo – Giordano Bruno ficou responsável de articular representantes do da cadeia criativa, e que pra isso irá entrar em contato com o Interpoética.

− Articular a Cadeia mediadora – Gabriel ficou responsável de articular sempre a Rede/Mediadores de Leitura e gestores das Bibliotecas, além de ficar na responsabilidade de secretariar os encontros.

− Participação no Fórum de Livreiros e Editores do Nordeste – Roberto irá repassar para o pessoal, o endereço do grupo, para participarmos das discussões e ter como contato outros fóruns.

− Denise ficou de nos enviar a Lei do Livro do Recife, atualizada, pra nos apropriarmos para o próximo encontro.

− A próxima reunião do Fórum será no dia 06 de outubro às 16hs, na Biblioteca Pública de Pernambuco, e logo após seguiremos para a discussão no Espaço Passárgada.

até a próxima!

Comentários

BLOGGER: 3
Loading...

Equipe$type=carousel$cols=4$count=8$m=0$l=0$va=0$sp=600000$show=/2019/08/amigos.html

Equipe$type=carousel$cols=4$count=8$m=0$l=0$va=0$sp=600000$show=/2019/08/solar-de-ler.html

Equipe$type=carousel$cols=4$count=8$m=0$l=0$va=0$sp=600000$show=/2019/08/lar-meimei.html

Equipe$type=carousel$cols=4$count=8$m=0$l=0$va=0$sp=600000$show=/2019/08/cepoma.html

Equipe$type=carousel$cols=4$count=8$m=0$l=0$va=0$sp=600000$show=/2019/08/nascedouro.html

Equipe$type=carousel$cols=4$count=8$m=0$l=0$va=0$sp=600000$show=/2019/08/coque.html

Equipe$type=carousel$cols=4$count=8$m=0$l=0$va=0$sp=600000$show=/2019/08/pero.html

Equipe$type=carousel$cols=4$count=8$m=0$l=0$va=0$sp=600000$show=/2019/08/educ-guri.html

Nome

1ª Semana de Comunicação Pública A Letra e a Voz Academia Pernambucana de Letras acesso à biblioteca e ao livro acesso à literatura Adélia Prado Affonso Romano de Sant'anna Affonso Romano de Sant'annna agenda literária AL PE Alan Rosa Alto José Bonifácio amigos da leitura Ana Clara Machado Ana Maria Machado André Neves aniversário Aniversário Caranguejo Tabaiares Aniversário Instituto Peró Ano Novo ao livro e à leitura apoio às bibliotecas comunit[árias e pontos de leitura Ariano Suassuna Arrasta-pé arte Ascenso Ferreira Assembleia Legislativa Atividades de maio ato cultural audiência pública Audiência Pública em Defesa da Biblioteca audivisual Aula-Espetáculo Tributo a Capiba Bagulhadores do Mió Bagulhadores Mió Bahia Baile dos Seres Imaginários Bartolomeu Campos de Queirós BCCT Belo Horizonte biberespaço Bibiloteca Amigos da Criança Biblicom Simón Bolívar bibliobôca mambembe biblioteca amigos da leitura Biblioteca Caranguejo Tabaiares Biblioteca Central da UFPE Biblioteca Cepoma Biblioteca Comunitáqria Lar Meimei Biblioteca Comunitária Amigos da Leitura Biblioteca Comunitária Caranguejo Tabaiares Biblioteca Comunitária do Coque biblioteca comunitária do Peró Biblioteca Comunitária Lar Meimei Biblioteca Comunitária Lar Memei Biblioteca Comunitária Os Bravistas-Shekiná biblioteca comunitárias biblioteca digital Biblioteca Estadual Biblioteca Lar Meimei Biblioteca Memei Biblioteca Multicultura Nascedouro biblioteca multicultural nascedouro Biblioteca Municipal de Olinda Biblioteca Nacional Biblioteca Peró Biblioteca Popular de Casa Amarela biblioteca popular do coque Biblioteca Popular Nascedouro Biblioteca Tabaiarares Biblioteca Tabaiares Bibliotecas bibliotecas comunitárias Bibliotecas e livros no mundo bibliotecas públicas bibliotecas-parque Medellin biblioteconomia e documentação Bibliotecva Cepoma Bibllioteconomia bloco Urso Leitor blogue BMN BMN - Biblioteca Multicultural Nascedouro Bogotá bolsas literárias BP Coque BPCoque Brasil brincadeira CAC Café Literário Café Literário na BP Coque Cali Caminhada contra a Violência e a Exploração Sexual Campanha de arrecadação Campanha pelo direito à comunicação Campanha Quem Conta um Conto... candidatos Cândido Portinari Cara de um Carang«uejo Tabaiares carangejo tabaiares Carlos Heculano Carminha Bandeira carnaval Carta Aberta carta protesto Casa dos Escritores e Livros CCLF Ceel Ceel/UFPE celebração Centro Convenções Olinda e Recife Centro de Cultura Luiz Freire centro de documentação Centro de Estudos sobre África e do Desenvolvimento de Lisboa Centro Luiz Freire Cepe Cepoma Ciberespaço cidadania ciência da informação Cine Bomba Cirandar Clipping CNPC cochichos poéticos Cochicos Poéticos Colegiado Livro e Literatura Colômbia Colônia de férias comemoração de um ano Comissão de Educação e Cultura Comissão Deliberativa Funcultura Comissão Intersetorial em Defesa da Biblioteca Comissão Intersetorial em Defesa das Bibliotecas compartilhamento Compaz comunicação Comunicado Releitura comunitárias Conceição Evaristo Conexão Medellín-Recife Conexão Porto Alegre-Recife construção do novo prédio construção novo prédio contação de histórias contadores de histórias conto infantojuvenil contos controle social Coordenadoria de Literarua/Fundarpe-Secult Coordenadoria de Literatura do Estado Coordenadoria de Literatura Secult PE. Fundarpe coque Coque (R)-existe Coque re-xiste cordel cordel Brincadeiras gt;Livres para Criança Voar Corredeiras Cortejo Poético criação e circulação literária criatividade crônica Cufa Cultura cultura popular Cuzcar Dá Certo da Leitura e da Literatura da Leitura e Literatura data:text/mce-internal debates Desafios desclassificação desligamento Dia das Mães. Mulher Dia de Luta em Defesa do Direito à Moradia Dia de Luta pelo Direito à moradia Dia do Folclore Dia dos Pais Dia Internacional da Mulher Dia Internacional das Mulheres Negras Latino-americanas e do Caribe Dia Mundial do Meio Ambiente Dia Nacional do Livro dia nacional do livro e da leitura Dia Nacional do Livro Infantil dias das crianças dica de leitura dicas de leitura direito à biblioteca direito à comunicação direito à leitura direito à moradia direito ao livro direito da criança e do adolescente do Livro do Livro e da Leitura do Livro e da Literatura doação doações Dona Dolores Dona Luíza e-books editais edital Fundação Biblioteca Nacional Eduardo Campos Educação Educação de qualidade Ekó Ekós eleições municipais Elisa Machado Elma Neves EmDefesa da Biblioteca EMredando Leituras Encerramento Encerramentop 2012 Encontro Encontro anual PPL 2013 Encontro Bibliotecas Comunitárias Encontro Nacional PPL Encontro Nacional Prazer em Ler enraizamento comunitário Entre-Redes Equipe Equipe EDUCGURI Equipe Amigos Equipe CEPOMA Equipe Coque Equipe Lar Equipe Nascedouro Equipe Pero Equipe Solar Érica Verçosa escola de referência Desembargador Renato Fonseca escola pública escolas escritores estande Releitura PE. IX Bienal Internacional do Livro Eventos experiência da Colômbia experiências Extinção Secretaria Estadual da Cultura Fabiana Coelho FCC férias festa Festival Festival Abril Pro Livro Festival de Poesias Juninas Festival Literário Festival Recifense de Literatura FIP - Festival Internacional de Poesia Flávia Messias Fliporot Fliporto Fliporto 2013 FNDC focinho do outro Folclore Formação formação continuada fortalecer a rede Fórum de Bibliotecas Fórum em Defesa da Biblioteca Fórum Pernambucano de Bibliotecas Fórum Pernambucano em Defesa das Bibliotecas Frei Beto Funarte Funcultura Fundarpe Fuxiqueiras do Coque Gabriel Santana gênero Gerusa Leal gestão de bibliotecas comunitárias Gincana Meu Amigo José Lins do Rêgo Gregório Filho Grupo Arraial Grupo Magiluth gt;Ilha de Joana Bezerra Habibi Zahar Heinz Janisch Helga Bansch histórias Histórias Andantes homenagem I Desafio de Poemas da Biblioteca Popular do Coque I Encontro Estadual de Bibliotecas Públicas PE I Encontro Estadual de Bibliotecas Públicas PE. Carta do Recife I Encontro Polo PE 2012 I Festival Literário de Tuparetama I reunião de trabalho I Seminário do Livro I Seminário sobre Mediação de Leitura em Bibliotecas Comunitárias ideafixa II Encontro de Bibliotecas Públicas em Pernambuco III Mostra Sesc de Literatura Contemporânea imgidi-2491classwp-imagesrchttp//releiturape.files.wordpress.com/2014/05/img_20140520_161951023.jpgw650altImagemwidth332height189data-filenameIMG_20140520_161951023.jpg/ incentivo à leitura incidência política inclusão Instituo Camp;A Instituto Instituto C Instituto Camp;A instituto Peró Instituto Samp;A intercâmbio Ítalo Calvino Ivan Moraes IX Bienal Internacional do Livro IX Bienal Internacional do Livro PE IX Festa Literária Internacional de Pernambuco IX Fliporto Jaboatão dos Guararapes joão joão Joaquim Cardoso jóvens comunicadores Kaiowá-Guarani Laboratório Ascenso Ferreira lançamento Lançamento cordel lançamento livro lar meimei leitores leitura como direito leitura e escrita Leitura e Literatura leitura literária Leitura na Praça Leitura na Rua Leitura no Ponto Leitura. Lercon Lercon 2013 letramento Lia Zatz liberdeade de expresão Libório Melo Literatura Literatura afro-brasileira literatura e bibliotecas Literatura na Releitura Livraria Cultura livro livro e leitura livros Lúcia Elena Figueiredo lúdico pedagógico Luís Alves Luz Estela Luz Estela Piñera Gallego Lygia Bojunga machismo mala de leitura Maniesto por um Brasil Literário Manuel Bandeira mapeamento de bibliotecas Márcia Maracajá marco regulatório Marina Colasanti Marli Neves MCBL Medellin mediação de leitura meio ambiente memória Memória de África e do Oriente Memorial Denis Bernardes mensagem Releitura Mês Consciência Negra Mês da Mulher mês das mães Mês Manuel Bandeira MG MINC mobilização leitura Monteiro Lobato Mostra de Literatura Infantojuvenil movimento boca do lixo Movimento Cultural Boca do Lixo Movimento por um Brasil Literário Multicultural Nascedouro Museu de La Greca música e literatura Myrna Maracajá Nascedouro Natal NETV No meio de Uma Noite Escura tem um Pé de Maravilha nordeste Notícia da rede noticias Notícias noticias da rede Notícias da Rede Nova sede Caranguejo Tabaiares novo blogue Núcleo de Televisão e Rádio Universitárias O Baile dos Seres Imaginários O Burro Errante O Menino Nito O menino que (quase) morreu afogado no lixo O Perfume O Poder das Palavrasw na Mediação da Leitura O Visconde Partido ao Meio oficina oficina de escrita oficina de teatro e letramento oficina Funcultura oficinas literárias Olinda orçamento Os Bravistas Os Bravistas - Shekiná Ouvir e Contar Histórias pais e filhos palavra escrita Papo de Mulher parceiros parceria parceria Cee/UFPE parcerias Páscoa Patativa do Assaré Paula Pimenta pé na rua Peixinhos PELL. Porto Alegre PELLLB Pernambuco Pernambuco Nação Cultural peró Piedade Plano PMLL PNAIC PNE PNLL Poço da Panela poema-flecha poesia Poesis políticas públicas de leitura e bibliotecas políticas públicas leitura Polo Recife Polos porta Portugal Praça do Arsenal Prefeitura do Recife Prefeitura Municipal de Tuparetama prêmio Anu Prêmio Biblioteca Nacional Prémio FNB-Minc Presépio primeiro dia produção de conteúdos professores Programa Prazer em Ler programação setembro Projeto Funcultura Projeto Ler Projeto Livro para Todos Projeto Releitura PE projetos Promotoria de Defesa da Cidadania proposta políticas públicas protestos Quintas d'Leitura Quintas D'Leituras r Recife Recital rede de biblioteca comunitária Rede de Bibliotecas Comunitárias Rede Olinda Redes Redes de Leitura Redes de Leitura POA-RS reestruturação reforma reforma administrativa reineauguração Reivindicações REleitura Releitura no Carnaval Releitura PE Releitura PLE reportagem G1 reportagem JC Representação NE do Minc Retrospectiva 2012 Reveillon Ricardo Azevedo rifa RNBC Roberto Azoubel Rosinha Campos Salgueiro Salvador Sandra Rosa sarau Secretaria de Cultura PE Secretaria de Cultura/Fundarpe Secretaria de Patrimônio e Cultura Olinda secretário Murilo Cavalcanti Secult PE segurança urbana Sehiká seis anos da Rede seleção Semana contos e encantos semana da consciência negra Semana da Criança semana da leitura e literatura semana das crianças Semana do Conto Semana do Conto BP Coque semana do conto de histórias Semana do Folclore Semana Nacional da Leitura semana temática Seminário Contar Histórias e Formar Leitores na BCCT Seminário de formação Leitura e Bibliotecas. Festival Pernambuco Nação Cultural Seminário de Leitura e Bibliotecas Seminário Emredando Leituras e TOKLiterário Seminário Leitura e Bibliotecas Sesc Santa Rita setembro Severino faz Chover Silvia Castrillón Sintepe Sistema de Bibliotecas Colombianas Sistema de Bibliotecas Públicas de Medellín Sistema Nacional de Bibliotecas Socorro Miranda Sofia tabus Taquaritinga do Norte Tati Móes teatro Teatro e Poesia Tito Lívio Torre Malakoff tradição oral troca de experiências tv jornal tv Pernambuco UFPE Um por todos e todos por um Brasil de Leitores Universidade de Aveiro Valeria Rey Soto Victor Tavares vídeo vídeos vigília VIII Bienal Internacional do Livro de Pernambuco viva Vivaleitura Vozes do Verso Wanda Gomes XIII Semana do Conto de História XXXVI Enebd
false
ltr
item
Releitura: Fórum Pernambucano em Defesa do Livro da Leitura e das Bibliotecas.
Fórum Pernambucano em Defesa do Livro da Leitura e das Bibliotecas.
Releitura
https://www.releitura.org.br/2010/09/forum-pernambucano-em-defesa-do-livro.html
https://www.releitura.org.br/
https://www.releitura.org.br/
https://www.releitura.org.br/2010/09/forum-pernambucano-em-defesa-do-livro.html
true
3153734596695561152
UTF-8
Não foi encontrada nenhuma postagem Veja mais Leia mais Resposta Cancelar resposta Deletar Por Home Páginas Postagens Veja tudo Recomendado para você Categoria Arquivo Busca Todas as postagens Não foi encontrado nenhuma postagem Voltar para Home Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Agora mesmo 1 minuto há pouco $$1$$ minutos atrás 1 hora há pouco $$1$$ horas atrás Ontem $$1$$ dias atrás $$1$$ semanas atrás Há mais de 5 semanas Seguidores Seguir Este Conteúdo é PREMIUM Por favor, compartilhe para desbloquear Copiar todo o código Selecionar todo o código Todos os códigos foram copiados para a área de transferência Não é possível copiar os códigos / textos, por favor, pressione [CTRL]+[C] (ou CMD+C no Mac) para copiar