A Rede de Bibliotecas Comunitárias da Região Metropolitana do Recife realiza neste mês de abril, no espaço de exposição de arte do Centro de...
A Rede de Bibliotecas Comunitárias da Região Metropolitana do Recife realiza neste mês de abril, no espaço de exposição de arte do Centro de Cultura Luiz Freire, a exposição Livros e Mundos que tem como tema a relação de crianças e adultos com o universo dos livros e da leitura. O objetivo central da iniciativa é apresentar a Rede de Bibliotecas Comunitárias, iniciativa pioneira na cidade, como alternativa de fortalecimento político e pedagógico de bibliotecas e espaços de leitura comunitários. A exposição, que terá início na quarta-feira, dia 29 de abril, às 14 horas, com roda de debate sobre o papel social das bibliotecas comunitárias seguida de performance poética do Grupo Poesis, estará aberta ao público de segunda a sexta, das 9h às 18h, até o dia 19 de Junho.
A exposição Livros e Mundos é composta por fotografias, textos e vídeo-documentário que colocam em relevo o papel político, cultural e pedagógico das bibliotecas e espaços de leitura comunitários a partir ótica de seus frequentadores, educadores e bibliotecários populares. Além desse material, exposto no hall de entrada e corredores do Centro de Cultura Luiz Freire, a exposição inclui atividades de mediação de leitura e contação de história periódicas promovidas por integrantes das instituições que compõem a Rede.
A Rede de Bibliotecas Comunitárias da Região Metropolitana do Recife é composta por bibliotecas e espaços de leitura que trabalham pela democratização do acesso aos livros e à leitura em bairros marcados pela ausência de educação de qualidade e políticas públicas na área cultural. Fazem parte dessa Rede a Biblioteca Multicultural Nascedouro, Biblioteca Popular do Coque, Biblioteca Comunitária Caranguejo-Tabaiares, Centro Educacional Popular Mailde de Araújo - CEPOMA (Brasília Teimosa), Biblioteca Peró (Jaboatão dos Guararapes), Creche Lar Mei-Mei, Centro Educacional, Social e Cultural Shekiná e Biblioteca Solar de ler do CCLF ( todas em Olinda). Essas organizações têm em comum o fato de terem surgido como forma de atender a necessidades de pesquisa e formação de leitores, especialmente crianças e adolescentes, em Recife, Jaboatão dos Guararapes e Olinda. Nessas três cidades, existem apenas 5 bibliotecas públicas, sendo 4 municipais (2 em Recife, uma em Jaboatão e uma em Olinda) e uma estadual (Recife). Na capital do estado de Pernambuco, apenas 61% da rede escolar do município dispõe de algum tipo de acesso ao livro em geral, e à literatura em especial.
Desde o início de suas atividades, em 2007, a Rede estabeleceu uma frutífera parceria com o Centro de Cultura Luiz Freire, através da qual dá início, neste semestre, a um ciclo de formação política e técnica para as pessoas que trabalham nesses espaços. Além da parceria com o Centro de Cultura Luiz Freire, a Rede conta com o apoio da Fundação do Patrimônio Histórico e Cultural de Pernambuco – FUNDARPE, através de seu Departamento de Literatura.
A exposição Livros e Mundos representa um posicionamento coletivo de pessoas e instituições comprometidas com a leitura como prática a partir da qual é possível imaginar e criar realidades mais humanas em uma cidade marcada pela violência e pela desigualdade social.
O QUE ACONTECE: EXPOSIÇÃO LIVROS E MUNDOS
ONDE ACONTECE: CENTRO CULTURAL LUIS FREIRE, OLINDA
QUEM REALIZA: REDE DE BIBLIOTECAS COMUNITÁRIAS DA RMR EM PARCERIA COM O CENTRO DE CULTURA LUIS FREIRE
ABERTURA: DIA 29 DE ABRIL
14h: Roda de debate sobre o papel social das bibliotecas comunitárias
15h30: Performance poética com Grupo Poesis (Grupo Cultural Alto José do Pinho e Contadores de Histórias)
16h: Sessão Documentário com Pipoca (exibição de vídeo sobre experiência leitora em bibliotecas comunitárias)
VISITAS: DE SEGUNDA A SEXTA, DAS 9H ÀS 18H
CONTATOS: Centro Cultural Luis Freire – 3301 5241
Rafaela Lima – 8610 9283
Gabriel Santana – 9654 9292/ 8850 5507